Mãe e avó foram presas em Rio Claro (SP) na madrugada desta quarta-feira (23) por tentativa de homicídio contra um recém-nascido de aproximadamente dois meses.
Segundo a Polícia Militar, o bebê foi encontrado em uma casa no bairro Cervezão, na noite de terça-feira (22), em condições de maus-tratos, sem alimentação, com urina, sem frauda e sem cobertor.
Os policiais foram ao local para averiguar a ocorrência de perturbação de sossego público e, ao chegarem, foram atendidos por uma mulher de 19 anos e a mãe dela, de 46. Os PMs ouviram o choro da criança que estava no chão frio em um dos cômodos.
De acordo com as informações do boletim de ocorrência, embora não tivesse lesões, a criança foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29 para atendimento médico e depois foi levada para a maternidade da Santa Casa onde recebeu alimentação.
Usuárias de drogas
Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, a avó e mãe da criança, estavam completamente alteradas e sob o efeito do uso de drogas. Ambas confessaram ser usuárias e teriam consumido cocaína momentos antes da chegada da polícia.
Questionada pelos PMs sobre a falta de cuidados com a criança, elas alegaram não ter cobertor limpo, frauda e sequer sabiam quando o bebê havia sido alimentado pela última vez. Ambas foram levadas para a delegacia e presas em flagrante.
Já o recém-nascido foi encaminhado ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). De acordo com o B.O., o Conselho Tutelar já tinha ciência que a criança era acompanhada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Fonte: G1 São Carlos