A Prefeitura de Casa Branca (SP) divulgou que uma testagem em massa feita pelo governo do estado de São Paulo apontou 118 casos de Covid-19 na Penitenciária Joaquim de Sylos Cintra.
A penitenciária tem 1.678 pessoas presas. Em meses anteriores já haviam sido identificados pelo menos três detentos e sete servidores com Covid-19.
De acordo com a Secretária de Administração Penitenciária (SP), a testagem em massa foi implementada para avaliar presos e servidores do sistema penitenciário paulista e tem sido realizada seguindo um cronograma técnico da área da saúde.
Em Itirapina, quando a ação foi realizada em setembro, 53 presos e quatro servidores da Penitenciária 2 tiveram resultado poistivo.
Casos em Casa Branca
Os casos da penitenciária impactaram os números de Covid-19 em Casa Branca. Na segunda-feira (22), foram registrados 135 casos no município (além dos 118 da penitenciária, mais 17 dos moradores), um número bem acima da média registrada em toda a pandemia. O município tinha tido até então, no máximo, 19 casos registrados em um único dia.
Com isso, dezembro é o mês com mais casos registrados na cidade, que totaliza 820 infectados e 13 mortes desde o início da pandemia. Do total de positivados, 759 já saíram do período de quarentena, segundo a prefeitura.
Fonte: G1 São Carlos