Os professores de artes marciais Ernando Cesar Nicola e Marcos Roberto Piovesan da Escola de Jiu Jitsu – Projeto Transformando Vidas, estão desenvolvendo um trabalho social com crianças e adolescentes, em São José do Rio Pardo (SP).
O projeto visa educar e tirar os jovens da ociosidade, oferecendo um espaço onde possam praticar o esporte e ter oportunidade de fazer novas amizades. Durante as aulas, os alunos aprendem os princípios da disciplina e companheirismo. O projeto também busca incentivar as crianças e adolescentes a serem pessoas de boa conduta.
A reportagem do Portal Rio Pardo conversou com os professores Ernando Nicola e Marcos Roberto, sobre esse trabalho que está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes de baixa renda.
Confira a entrevista:
Como funciona esse projeto na academia?
R: O Projeto funciona com aulas gratuitas de Jiu jitsu para crianças e adolescentes entre 10 a 17 anos, as aulas são ministradas no período da manhã de segunda a sexta-feira, das 8 às 09:20 horas, e no período noturno as terças e quintas-feiras, das 19:30 às 20:40 horas.
Como iniciou esse projeto e quantas crianças estão sendo beneficiadas com ele?
R: O Projeto Transformando Vidas iniciou através de uma parceria entre dois amigos Marcos Roberto Piovesan e Ernando Cesar Nicola, ambos praticantes de jiu jitsu, nós tivemos a mesma ideia e sonho em ajudar o próximo através das artes marciais. Hoje o projeto conta com cerca de 30 alunos que recebem um kimono ao iniciar as atividades, no final das aulas, eles recebem um lanche antes de voltar para suas casas. (Não podemos deixar de agradecer aos colaboradores, pois estes incentivos de kimonos e alimentação, só foram possíveis com a ajuda deles).
Como surgiu essa ideia de trabalhar com esse Projeto Social?
R: A ideia surgiu do instrutor Marcos Roberto Piovesan, tendo em vista que o mesmo já vinha trabalhando com projeto social desde 2016 (no Educandário São José), depois foi transferido para a EMEB Zélia Maria Zanetti em 2017. Em 2018 foi firmado uma parceria com o DEC e o projeto passou a funcionar na Casa de Cultura e Cidadania, onde chegou a reunir cerca de 60 crianças e adolescentes entre 05 a 17 anos.
Qual o objetivo do projeto e onde ele funciona?
R: Objetivo do projeto é ajudar crianças e adolescentes através das artes marciais, tendo em vista que a prática do esporte traz diversos benefícios às crianças e adolescentes, como a evolução do condicionamento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, a melhora da paciência do praticante, o aumento da resistência do corpo e o fortalecimento do sistema imunológico. Hoje temos uma sede própria, graças a alguns patrocinadores que tem nos ajudado mensalmente para que possamos arcar com os gastos do tatame e com o aluguel da sede.
A Escola de Jiu Jitsu – Projeto Transformando Vidas tem como coordenadores responsáveis os seguintes professores:
- Ernando Cesar Nicola (Faixa preta de jiu jitsu; Educador Físico formado pela FEUC; Bombeiro Civil há 10 anos em São José do Rio Pardo, formado pela ESB – Escola Superior de Bombeiro) em Franco da Rocha-SP)
- Marcos Roberto Piovesan (Faixa marrom de jiu jitsu; Estudante do 2° ano de Educação Física na UNIP e Funcionário da Nestlé de Rio Pardo há 19 anos)
O Projeto Transformando Vidas está filiado a uma das melhores equipes de Jiu Jitsu do Brasil que é a Escola Feubjj, comandada pelo Mestre Feu Bjj (Jefferson Stolf Januzelli). Esta escola tem um dos maiores projetos sociais do Brasil: Projeto Além da Luta, que se encontra na cidade de Paulínia (SP), reunindo jovens de baixa renda de vários Estados: Pará, Amazonas, Roraima, etc.
A Escola de Jiu Jitsu – Projeto Transformando Vidas está instalada na parte superior do prédio da Elétrica Independência, situada na avenida dos Lírios, n°240, Vila Maschietto. Os professores Ernando Nicola e Marcos Piovesan informam que ainda existem algumas vagas disponíveis para os interessados.