O Curso de Formação de Vereadores, que pelo primeiro ano é promovido pela Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, completou nove dias nesta segunda-feira, 7 de dezembro, com a participação da assessora parlamentar Giselle Torres Biaco.
Ela falou sobre três temas distintos a vereadores eleitos e suplentes: homenagens e sessões solenes, programa Câmara Cidadã e sessão solene de posse dos eleitos. Abordou as Moções de Congratulação, as homenagens presenciais propostas no Calendário Anual de Eventos do Legislativo em sessões ordinárias e solenes; e relembrou dados históricos sobre os programas Câmara Mirim e Câmara Jovem, que por mais de 10 anos foram coordenados pelo professor Antonio Fernando Torres, chefe de Gabinete Parlamentar por quase duas décadas.
Apresentou aos novos vereadores o programa Câmara Cidadã, que foi lançado no ano passado e teve as atividades suspensas em razão da pandemia. “No próximo dia 15 faremos o lançamento da Cartilha do Programa, que será entregue às escolas participantes para que possam preparar seus alunos para as visitas dos vereadores. A Cartilha é um material bem didático que norteará o Câmara Cidadã”, disse Giselle, durante sua explanação.
Também foi abordada a sessão solene de posse dos eleitos, no dia 1º de janeiro de 2021, que será bastante restrita em razão das regras relacionadas à pandemia de coronavírus.