O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a Pirassununga, no interior de São Paulo, às 9h32 desta sexta-feira (4). A aeronave com a comitiva presidencial aterrissou na pista da base militar da Academia da Força Aérea (AFA), onde ocorre desde as 10h a cerimônia de Declaração de Novos Aspirantes da corporação.
Essa é a segunda vez em que Bolsonaro acompanha solenidades como a desta sexta em Pirassununga desde que foi eleito, em 2018. A última passagem do presidente pela região foi há um ano, também em solenidade da Força Aérea.
A comitiva do presidente reúne Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, e deputados federais Marco Feliciano (Republicanos), Coronel Tadeu (PSL), Daniel Silveira (PSL) e Eduardo Bolsonaro (PSL).
Além do presidente, os ministros Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos e os deputados Eduardo Bolsonaro e Marco Feliciano estavam sem máscaras. O uso do item de proteção é obrigatório no estado de São Paulo desde maio deste ano.
Os militares também não usavam máscaras. Houve aglomeração durante a formatura. Bolsonaro tirou fotos com os familiares dos aspirantes.
Formatura
A cerimônia de declaração de Novos Aspirantes é considerada a mais importante do ano na AFA e marca o encerramento dos quatro anos dos cursos de aviação, intendência e infantaria.
Na solenidade desta sexta, receberão suas espadas, 138 militares, dos quais 122 são homens e 16 são mulheres. Destes 77 são aviadores, 43 intendentes e 18 de infantaria. Apenas um é estrangeiro, senegalês, considerada nação amiga.
Após a formatura, os Aspirantes Aviadores seguirão para Natal (RN), onde farão especialização nas aviações para as quais foram designados.
Depois, se apresentarão diretamente para o serviço em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) por todo o país.
Fonte: G1 São Carlos