Com o retorno das chuvas, a dengue volta a preocupar o setor de saúde de São José do Rio Pardo. De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (13) pela Vigilância Epidemiológica, o município está com uma epidemia com 697 casos confirmados, sendo que 696 são autóctones e um importado.
Lembrando que os casos autóctones são quando as pessoas contraem a doença no próprio município, já o importado é quando a pessoa contrai a doença em outro município.
O boletim mostra que a VE já recebeu 914 notificações, 205 já foram descartadas e 12 aguardam resultados de exames. “As pessoas precisam se conscientizar que os cuidados de evitar criadouros do mosquito Aedes Aegypti tem que ser constante, somente com esses gestos de cuidados que podemos diminuir esse aumento na cidade”, disse Gisele Cristina dos Santos Flausino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Em São José do Rio Pardo já está circulando o vírus tipo DEN-2 da doença.
Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.