Como vem ocorrendo nos últimos anos, mais uma vez São José do Rio Pardo ficou fora da lista de ser contemplada com uma Escola do Programa de Ensino Integral do Governo Estadual. De acordo com matéria do G1 São Carlos, mais 25 escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) serão implantadas na região e estarão funcionando a partir do próximo ano letivo, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo.
Dentre as cidades estão Araraquara, Brotas, Corumbataí, Ibaté, Matão, Pirassununga, São Carlos e São João da Boa Vista (SP).
Novas escolas do Programa de Ensino Integral
O total de unidades que funcionam nesta modalidade subiu de 364 em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um aumento de quase 300%.
As novas PEI’s manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Elas vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. No total, as 1.064 escolas do programa terão mais de 500 mil vagas em todo o estado de São Paulo.
Sobre o programa
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se auto-organizem de acordo com temas de interesse como dança, xadrez e debates.
Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos.
Fonte: G1 São Carlos