A Delegacia Seccional juntamente com a Delegacia de Investigações Sobre Drogas (DISE) de Casa Branca, sob o comando dos delegados Dr. Benedito Antônio Noronha Júnior e Dr. Wanderley Martins, realizaram a Operação Santos Dumont e fizeram a maior apreensão de drogas na noite desta sexta-feira (6), no bairro Distrito Industrial, em São José do Rio Pardo (SP).
As investigações se iniciaram com a recente queda de um avião entre o município de Tapiratiba e Distrito de Igaraí. Desde então os policiais iniciaram as investigações sobre a rota do tráfico de drogas, utilizando aeronaves para transportar os entorpecentes.
No período da tarde, os policiais prenderam um homem no centro da cidade e este depois acabou confessando o local onde estaria escondidas as drogas. As drogas estavam em um barracão alugado, situado a avenida dos Braghettas.
Na casa de um suspeito, na Rodovia Lupércio Torre, a Polícia Civil apreendeu 1.360 litros de combustíveis de aviões de pequeno porte e duas caminhonetes. Além de computadores, tablet, celulares, chips de celular, bloqueadores de sinal GPS, documentos falsos, correntes de ouro e cadernos com anotações suspeitas.
Na sequência, uma aeronave foi encontrada no hangar do aeroporto do município. A suspeita é que ela teria sido usada para o transporte da droga apreendida.
Segundo o delegado Wanderley Fernandes Martins, a polícia chegou aos locais e aos homens após trabalhos de inteligência policial sigilosos. Há suspeita de um esquema de tráfico internacional envolvendo a Bolívia, que faz divisa com o Mato Grosso, local de onde vinha a droga.
De acordo com os delegados, cerca de 260 quilos de drogas (cocaína, maconha, crack e pasta base) foram apreendidas. As drogas estavam avaliadas em 5 milhões de reais. Os indiciados e as drogas foram levados para a Delegacia da DISE de Casa Branca, ficando os acusados presos a disposição da justiça.
Os delegados gravaram vídeos sobre essa Operação que culminou da prisão de dois homens (32 e 36 anos) em especial para o Portal Rio Pardo.com.br