Três cães – dois machos adultos e uma fêmea prenha – foram encontrados abandonados em uma área de matagal, na região do Sítio Novo neste sábado (24), nas imediações da estrada de terra que dá acesso ao aeroclube, em São José do Rio Pardo.
A localização dos animais só foi possível após três dias de buscas lideradas pelo vereador Toco Quessada, que recebeu a denúncia de maus tratos e abandono de animais e prontamente iniciou as diligências.
Assim que localizou os cães, Toco Quessada também localizou a tutora, de 43 anos, e acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), que então foi até o endereço da tutora, no bairro Buenos Aires. No local, a tutora, ao ser questionada, inicialmente negou ser a proprietária dos animais ou ter praticado o ato. Ainda assim, aceitou acompanhar os guardas até o ponto onde os cães estavam.
Ao chegarem, os animais, visivelmente emocionados, fizeram uma verdadeira festa ao avistar a mulher, comportamento que acabou por desmascará-la. Diante da reação dos cães, a mulher acabou admitindo ser a tutora, mas tentou justificar o abandono alegando que a decisão partiu de sua filha. Segundo relatou, foi a filha quem colocou os cães em um carro e os levou até o local para serem abandonados. A filha, entretanto, não foi localizada pelas autoridades.
Em que pese a mãe ter imputado o ato à filha, como é ela quem consta como proprietária e tutora legal dos cães, foi conduzida pela equipe da GCM até a Central de Flagrantes de Casa Branca, onde o registro da ocorrência está sendo feito neste momento, devendo responder pelo crime de maus-tratos e abandono de animais, conforme prevê a legislação vigente.
A acusada de maus-tratos passou por exame de corpo de delito, como é de praxe nesses casos, para garantir a regularidade do procedimento policial e resguardar seus direitos.
Após o resgate, os três cães foram levados para uma clínica veterinária conveniada da Prefeitura, onde já estão sob cuidados de saúde, recebendo atendimento especializado para garantir sua recuperação e bem-estar.
Atuaram na operação os guardas civis municipais GCM Leandro e GCM Sarraf, que deram suporte na condução da ocorrência e garantiram a segurança no local.
O caso segue sob investigação e reforça a importância da denúncia e da atuação das autoridades e representantes públicos na defesa dos direitos dos animais.
Informações e Fotos: Democrata