O projeto é um dos maiores doadores de livros a escolas públicas e incentiva a leitura entre crianças
O acesso à leitura é um dos pilares para o desenvolvimento intelectual das crianças, e o projeto Feijão Letrado tem desempenhado um papel essencial nesse processo. Nos dias 29 e 30 de abril de 2025, a iniciativa levará cultura, educação e 1.392 livros para estudantes da rede municipal de Mococa, garantindo que o universo da leitura esteja ao alcance de todos.
Patrocinado pela empresa Ipiranga Agroindustrial e realizado via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto beneficiará seis escolas municipais, que receberão cada uma 232 exemplares. Os livros ficarão disponíveis nas instituições para que os alunos possam explorá-los e ampliar seus horizontes.
“Para a Ipiranga Agroindustrial, apoiar o Feijão Letrado é mais do que incentivar a leitura— é investir no futuro das crianças e no desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Acreditamos que o acesso aos livros amplia horizontes e transforma vidas, e estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa que leva cultura e educação para tantos jovens”, diz Janaína da Silva – Supervisora de RH da Unidade de Mococa.
O Feijão Letrado se consolidou como um dos maiores distribuidores de livros para escolas públicas, impactando diretamente a forma como milhares de crianças entram em contato com a leitura. Criado durante a pandemia para incluir livros infantis em cestas básicas doadas a famílias vulneráveis, o projeto cresceu e se transformou em uma iniciativa itinerante que não apenas distribui livros, mas também leva atividades culturais e educativas ao público infantil.
Em sua quarta edição, o projeto fará 40 entregas em todo o estado de São Paulo, distribuindo mais de 9 mil livros apenas nesta etapa e fortalecendo o acesso ao conhecimento. Desde sua criação, já beneficiou 82 instituições e escolas, com um total de 16.718 livros entregues.
Com um compromisso contínuo com a democratização do acesso à leitura e ao conhecimento, o Feijão Letrado segue impactando positivamente a vida de milhares de crianças, fortalecendo seu desenvolvimento intelectual e contribuindo para um futuro mais promissor.
Oficina e contação de histórias
Além da doação de livros, o Feijão Letrado proporciona experiências enriquecedoras por meio de oficinas de brinquedos recicláveis e contação de histórias. Essas atividades são fundamentais para estimular a criatividade e o interesse pela literatura desde a infância, incentivando a formação de leitores assíduos e curiosos.
Para tornar o acesso aos livros ainda mais atrativo, o projeto conta com a estante/arte desenvolvida pelo artista plástico Filiage, que transforma a experiência de leitura em algo inovador e cativante.

Programação
29/04/2025
- 8h – EMEB “Dra. Ana Lucia Pisani de Souza”
- 10h – EMEB “Profa. Vera Sandoval Meirelles”
- 14h – EMEB “Prof. José Barreto Coelho”
30/04/2025
- 8h – EMEB “Maria Helena Scardazzi Converso”
- 13h – EMEB “Hortência Freire Machado”
- 15h – EMEB “Prof. Carlindo Paroli”
Por Marcelo Andriotti