Iniciativa visa ampliar a segurança das mulheres e combater a violência de gênero, com apoio do governo estadual e de diversas lideranças locais
No ano passado, a cada 24 horas pelo menos 8 mulheres foram vítimas de violência doméstica no Brasil, dados são do boletim Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver e foram compartilhados pela Agência Brasil. Em busca de combater esta realidade alarmante e crescente no país, nesta sexta-feira (06), São José do Rio Pardo promoveu o lançamento da campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas”, uma ação estadual que tem como objetivo promover a segurança e o empoderamento das mulheres.
O evento, realizado na sede do Sincopar, contou com a presença da Secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, e de diversas autoridades municipais, incluindo o prefeito Márcio Zanetti, a vice-prefeita Algemira Pinheiro, secretários municipais, vereadores bem como lideranças politicas e comunitárias.
Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, com o apoio de diversos órgãos estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil, a campanha “21 Dias Por Elas” é uma extensão do movimento internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e visa fomentar debates e ações focadas na segurança feminina, no combate à violência de gênero e na criação de redes de apoio.
Com isso, a partir de agora a cidade passa a integrar um ciclo de mobilizações que, além de São José do Rio Pardo, percorre outras cidades paulistas, com o objetivo de engajar a sociedade no combate aos ciclos de violência.
“É um grande privilégio para nossa cidade dar início à campanha ’21 Dias Por Elas’, um movimento que reflete o compromisso de São José do Rio Pardo com o público feminino. A violência contra as mulheres é uma realidade dolorosa e que precisa ser enfrentada com urgência. Por isso, estamos unidos para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres”, destacou Marcio Zanetti.
Durante o evento, Valéria Bolsonaro enfatizou a importância do envolvimento dos municípios do interior no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres indicando que a campanha é uma oportunidade para a criação de um diálogo aberto e efetivo sobre como superar obstáculos e garantir que as mulheres possam ter mais segurança.
O encontro contou com atividades de conscientização, palestras e mesas-redondas que abordaram o tema “Rompendo Ciclos”, reunindo convidados como a neurocientista Dra. Érica Belon e o delegado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São José do Rio Pardo, Dr. Guilherme de Souza Gomes Filho. A primeira-dama Cristiane T.F. Zanetti também esteve à frente das discussões, compartilhando sua experiência como líder comunitária e presidente do Fundo Social de São José do Rio Pardo.
“É com grande honra que apoiamos essa iniciativa, que tem um impacto direto na vida das mulheres de nossa cidade e região”, afirmou Cristiane, ressaltando o seu compromisso contínuo com as ações sociais. Sua atuação junto à comunidade tem sido reconhecida por também buscar o fortalecimento da rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
O objetivo principal da campanha que segue com atividades até o final do mês é quebrar os ciclos de violência e garantir que as mulheres tenham acesso a oportunidades de proteção e apoio através da criação de um espaço de transformação e acolhimento.