Nesta quinta-feira (21), um morador de São João da Boa Vista foi multado pela Polícia Militar Ambiental em mais de 23 mil reais, por manter aves silvestres em cativeiro combinado com introdução de espécime híbrida e exótica no território do Estado de São Paulo.
Em decorrência da “Operação Piracema e Impacto”, durante atendimento de denúncia versando sobre pássaro em cativeiro, a citada equipe constatou a veracidade dos fatos onde o denunciado mantinha 37 pássaros presos em gaiolas, sendo 1 ave doméstica (canário do reino), 20 aves nativas, 2 híbridas e 14 endêmicas, sendo uma destas considerada ameaçada de extinção e todas sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental na modalidade de multa simples no valor de R$ 23.200,00 reais, por violação do artigo 25, § 3º, III c.c. Artigo 26, ambos da Resolução SIMA 05/21 e sem prejuízo da responsabilidade penal.
A ave doméstica permaneceu em posse do autuado, as nativas foram reintroduzidas à natureza, já as endêmicas e as híbridas, foram destinadas ao CETAS Parque Ecológico Tietê.
Fotos e Vídeo: Polícia Militar Ambiental