A Polícia Militar do Esado de São Paulo (PMESP) anuncia a realização da Operação COSUD II que ocorrerá no período de 13 a 17 de novembro, com a intensificação de ações policiais preventivas, em todo o Estado. A operação tendo como foco principal as divisas entre cada um dos os Estados participantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, somando o Estado de Mato Grosso do Sul.
O objetivo da ação é preservar a ordem pública e garantir a percepção de segurança da população, por meio da atuação da Instituição de forma robusta e integrada com outros Estados e outros órgãos. Além disso as ações visam potencializar a percepção de segurança da população e mitigar o intento do crime organizado nas diversas modalidades delitivas nos crimes interestaduais, transnacionais, nos ambientes urbanos, rurais, de matas, rodovias e mananciais.
Serão empenhados policiais militares de todos os Comandos de Policiamento do Interior (Comandos de Policiamento de 1 a 10), além de policiais militares do Comando de Policiamento de Choque, Ambiental, Rodoviário, de Policiamento de Trânsito, do Comando de Aviação da Polícia Militar (com o empenho dos helicópteros Águia e de drones), do Comando do Corpo de Bombeiros da PMESP, dos Centros de Operações da Polícia Militar (COPOM) da capital e de cada uma das regiões do Estado, além do Centro de Comunicação Social, responsável pela divulgação das ações e resultados aos veículos de imprensa e nas páginas oficiais da PMESP nas redes sociais.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste – COSUD foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos das regiões sul e sudeste do país e do Mato Grosso do Sul e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil. As áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Agricultura e Pecuária, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Planejamento e Previdência, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão foram identificadas como principais focos dos estados participantes.
Estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A primeira operação do COSUD, ocorrida de 08 a 12 de maio, foi um sucesso e motivou a coordenação dessa nova edição.
O COSUD considera que o caminho efetivo para se atingir o processo de desenvolvimento pretendido para as regiões inclui o fortalecimento dos laços de cooperação, a troca de experiências, o planejamento conjunto de ações e de políticas de enfrentamento aos desafios que afligem a população. O enfrentamento e a diminuição da criminalidade passam por medidas como o compartilhamento e a integração das bases de dados, pelo estabelecimento de um gabinete integrado de segurança, entre outras medidas.
Fotos: Polícia Militar Ambiental