O lutador rio-pardense Paulo Surian esteve em Londres, na Inglaterra na última semana em que participou de um dos maiores campeonatos de luta do mundo, o Naga Championship, que comemorou 25 anos de existência nessa edição.
Ele sagrou-se campeão mundial de Jiu-jítsu do NAGA, ao vencer um lutador árabe na disputa do título, Salaman Aqbal, o rio-pardense não tomou nenhum ponto na competição toda e conquistou o cinturão de campeão mundial na categoria profissional (faixa preta) até 79,900 quilos. Esse é o segundo cinturão que Surian conquista nesse evento, o outro havia conquistado em 2021 na Alemanha.
Foi o 12° cinturão conquistado pelo atleta em sua carreira e o terceiro conquistado fora do Brasil. Na Alemanha em 2021, Argentina 2022, e agora na Inglaterra 2024, e o 4° título mundial de Jiu-jítsu conquistado na faixa preta ( CBJJE 2017, 2018 E Naga 2021 e 2024)
Lembrando que nas Artes Marciais, nos esportes de combate existem 3 tipos de premiação, medalhas, troféus, e cinturões, e o cinturão é o prêmio máximo que um lutador pode receber, prêmio dado apenas em lutas principais de eventos ou em disputa de título mundial, estadual ou nacional.
Esse foi o quinto país que Paulo Surian competiu, Argentina, Alemanha, Japão, Eslovaquia e Inglaterra, feito inédito para um lutador rio-pardense.
Surian está com quase 40 anos, mas disse que quer mais, quer realizar mais sonhos e conquistar mais pelo Brasil e por São José do Rio Pardo, e que sente orgulho de continuar morando e treinando no município e levar o nome da cidade para os maiores eventos de luta em diversos países pelo mundo.
Ele agradece a sua família, a namorada Mariana Satorres, as filhas Yasmin e Stella Surian, seus alunos e a todos que o patrocinaram para essa competição que são as empresas: Hidrata Pharma, Lá Salomé Restaurante, Maqpoços Poços Artesianos, Empório São José, MGT Performance , Aero Pizzaria & Conveniência, Promacari Veículos, Germek Equipamentos, Motel Leblon Aguaí, Maga Rede de Serviços, Daniel Rodrigues Construção Civil, Norte Studio, Armazém Adega, Santa Villa Sushi Bar, André Pereira Jr., Garagem Ribeiro, Oficina Maneta, Bandejão Sucatas Mantovani, Padaria São Francisco, Jadir Serviços Rurais, Lecão Celulares, Multidrogas São José do Rio Pardo, Franpack Embalagens, Japa Presentes e Maria Pereira Café.
Texto: Fala São José