A Polícia Militar Ambiental multou um tapiratibense nesta quinta-feira (12), por fogo em área agropastoril e danos em vegetação nativa agravado pelo uso do fogo, em Tapiratiba (SP). A multa foi no valor de R$ 54.850,00 reais.
Em decorrência da “Operação Impacto e São Paulo Sem Fogo” durante atendimento a foco de queimada captado pelo satélite referência, a equipe composta pelo 1º Sargento Melizi e Cabo César, constatou a veracidade dos fatos e, após análise minuciosa do local, foi possível estabelecer o nexo causal para imputação de responsabilidade.
Apurou-se o uso de fogo com a finalidade de limpeza do pasto, entretanto, o fogo se propagou atingindo cultura de café e vegetação nativa da própria propriedade, bem como, atingiu ainda cultura de café, floresta de eucalipto, mogno e vegetação nativa de propriedades vizinhas, totalizando 24,54 hectares de área agropastoril e 3,70 hectares de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração em área comum.
Face ao exposto, na esfera administrativa foram lavrados dois autos de infração ambiental com sanção de multa simples totalizando R$ 54.850,00 por violação dos artigos 56 e 49 da resolução SIMA 05/21 e sem prejuízo da responsabilidade penal.
Fotos: Polícia Militar Ambiental