Decisão do TRE que foi divulgada na última quinta-feira (05) mantém candidato na disputa para a reeleição em outubro.
O juiz eleitoral Wyldensor Martins Soares decidiu, na tarde de ontem, aprovar o registro de candidatura de Marcio Callegari Zanetti ao cargo de prefeito de São José do Rio Pardo. A decisão ocorreu após análise da impugnação apresentada pelo Partido Social Democrático (PSD), que alegou abuso de poder político e econômico por parte do candidato.
Marcio Zanetti, que concorre pela grupo “Todos Juntos pela São José Que Sonhamos” – uma coligação composta por Republicanos, PP, PDT, MDB, Podemos e Progressistas –, teve sua candidatura validada pelo juiz, que entendeu que a impugnação não apresentou fundamentos suficientes para barrar o pedido. O PSD, que também integra a coligação adversária “Amor e Fé”, alegou irregularidades relacionadas a propagandas e obras do candidato.
O magistrado afirmou que a impugnação do PSD não tinha legitimidade, uma vez que o partido estava coligado e, portanto, não poderia apresentar impugnação isoladamente. Além disso, destacou que as alegações feitas não eram adequadas para serem analisadas no processo de registro de candidatura, mas sim por meio de outras ações específicas para apuração.
Em sua decisão, o juiz ressaltou que todas as condições de elegibilidade de Zanetti foram atendidas e que não foram encontradas irregularidades que pudessem impedir a sua candidatura. Com a decisão, Marcio Zanetti está oficialmente autorizado a participar da eleição municipal que ocorrerá em 6 de outubro de 2024.
O Ministério Público Eleitoral também havia se posicionado a favor da aprovação do registro, recomendando a extinção da impugnação sem julgamento de mérito. Com isso, a disputa pelo cargo de prefeito em São José do Rio Pardo segue com o atual prefeito devidamente habilitado para a corrida eleitoral.