Município está entre os três com mais de 50 mil habitantes sem homicídios em 2022, resultado que se repetiu no ano passado, conforme dados do IPEA e da Secretaria de Segurança Pública.
Há poucos dias, São José do Rio Pardo foi eleita a 44º melhor cidade do Brasil para morar, sendo o único município da região presente no ranking realizado através de uma pesquisa do Jornal “Gazeta do Povo” e o 13º no estado.
Agora, a cidade novamente foi destacada pelo jornal, desta vez como um exemplo de segurança pública eficiente: o município figura entre as três cidades do estado (Amparo e Jaguariúna) com mais de 50 mil habitantes que não registraram nenhum homicídio nos anos de 2022, sendo que São José do Rio Pardo encerrou 2023 com zero assassinatos.
Os dados apontados pela Gazeta do Povo são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e além da ausência de homicídios, a cidade também apresentou melhorias significativas em outros índices de criminalidade, conforme informações da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo. Um exemplo é a redução pela metade no número de carros furtados entre 2021 e 2023, reflexo de políticas públicas eficazes e investimentos em segurança.
A reportagem ouviu o Gestor Municipal de Segurança Pública, Fred Blascke que atribuiu os bons resultados a uma série de fatores, destacando o crescimento ordenado da cidade e a preservação de suas características comunitárias. Ele também mencionou melhorias nos espaços públicos, tornando-os mais seguros e atrativos para atividades legítimas, como a instalação de iluminação adequada, a revitalização e manutenção de praças enfatizando que investimentos em urbanismo têm sido fundamentais para a promoção da segurança tendo em vista que estas ações incentivam ao uso positivo destes locais afastando aqueles que pretendem utilizá-lo de forma indevida.
Na entrevista também foram destacadas outras ações que buscam reforçar a segurança, como a modernização do equipamento da Guarda Municipal e a implementação de um sistema avançado de monitoramento que inclui a instalação de câmeras inteligentes nas entradas e saídas do município, capazes de detectar veículos procurados por ocorrências policiais de forma imediata.
Por Michelle Oliveira