Nesta segunda-feira (24), sob a coordenação do Delegado Dr. Thiago Rubim, os policiais civis de Tambaú deram início a diligências no combate à violência contra idosos, parte da Operação Virtude, uma iniciativa de abrangência nacional proposta pelo Ministério da Justiça.
De acordo com o delegado, uma vítima de 83 anos compareceu à delegacia para denunciar que seu filho, de 37 anos, havia deixado a prisão, sendo liberado pela Justiça, e retornado à sua casa sem seu consentimento, descumprindo medidas protetivas de urgência. A vítima relatou que a presença do filho, usuário de drogas, tem causado grande sofrimento e transtorno psicológico devido aos frequentes desentendimentos e atritos familiares. Segundo a filha da vítima, o irmão ainda teria furtado bens da casa, inclusive utilizando o cartão bancário da vítima.
O caso dos envolvidos já havia ganhado repercussão quando, em agosto do ano passado, o homem colocou a vítima em cárcere privado dentro de sua própria residência. No entanto, foi preso por mandado de prisão preventiva solicitado pelo Delegado Dr. Thiago.
Ciente dos fatos, os agentes policiais, acompanhados da vítima, foram à residência para apurar os acontecimentos. Ao adentrarem na casa, o suspeito tentou escalar um muro para o terreno vizinho, mas, com a rápida ação dos policiais, foi capturado.
Apresentado na delegacia, o delegado decretou a prisão em flagrante e promoveu o indiciamento pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, perseguição à mulher idosa e invasão domiciliar.
O preso foi encaminhado à Cadeia Pública de Casa Branca, onde permanece à disposição da Justiça, e o delegado solicitou a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, destacando o amplo histórico criminal do indiciado, que inclui tráfico e porte de drogas, ameaça, furtos diversos, incluindo de igreja, descumprimentos de decisões judiciais, dano ao patrimônio, homicídio e ocultação de cadáver, tentativa de estelionato, roubo e formação de quadrilha.
“Este caso é um triste reflexo da violência doméstica contra os idosos, um problema crescente em nossa sociedade. É fundamental que a comunidade denuncie esses casos de forma anônima, se necessário, pois a prevenção da violência contra os idosos é uma prioridade. A Polícia Civil está à disposição para agir rapidamente e proteger os mais vulneráveis”, finalizou.