APCGH sairá pela primeira vez da capital onde permaneceu desde a sua fundação, para se instalar no interior do estado.
A Associação Paulista dos Criadores de Gado Holandês está prestes a fazer uma mudança histórica, migrando sua sede de São Paulo para São José do Rio Pardo.
A decisão, que já foi aprovada em assembleia no final do ano passado, está em fase final de transição e será concluída nos próximos dias.
” A Associação Paulista representa a raça holandesa que é referência mundial de produção e eficiência, e a nossa associação reúne os maiores produtores e formadores de opinião do setor. Transferir a sede para São José do Rio Pardo significa que a cidade se tornará um importante polo de troca de informações, tecnologias e inovações na pecuária leiteira”, explicou Renato Landini Dias, Presidente da Associação Paulista e Vice – Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Holandês, durante uma visita ao gabinete do Prefeito Marcio Zanetti acompanhado pelo Secretário Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Zeladoria, Rogério Machado, onde destacou detalhes e a importância dessa mudança.
Importância para a Cidade e a Região
A chegada da associação a São José do Rio Pardo trará diversos benefícios ao município e à região. Para os produtores locais, a proximidade com a associação permitirá maior acesso a tecnologias e informações, melhorando a eficiência da produção. “A representatividade da associação aqui significa que os produtores poderão ter acesso mais facilitado a tecnologias e inovações, melhorando a eficiência de suas produções”, comentou o presidente.
Além disso, a associação, que atua como um braço do Ministério da Agricultura, oferece benefícios como isenção de impostos e valorização direta dos produtos dos produtores associados. “Os benefícios incluem desde isenções fiscais até a valorização dos produtos dos produtores, uma vez que animais registrados pela associação têm maior valor comercial”, explicou.
Impacto Ambiental e Bem-Estar Animal
Renato Landini Dias enfatizou que a atuação da associação vai além da simples melhoria genética dos rebanhos. “Nosso trabalho inclui bem-estar animal, meio ambiente e controle zootécnico. Uma vaca mais eficiente produz mais com menos recursos, o que significa menos impacto ambiental. Além disso, a associação ensina os produtores a garantirem o bem-estar dos animais, algo cada vez mais exigido pelos consumidores”, ressaltou.
Planos Futuros e Expansão
A mudança para São José do Rio Pardo faz parte de um plano maior de expansão e fortalecimento da associação. “Assumimos a gestão da associação em um momento difícil, mas já conseguimos reestruturá-la e agora estamos prontos para crescer. Queremos organizar exposições, workshops e trazer a premiação anual da associação para a cidade”, revelou Dias.
Conclusão
A transferência da sede da Associação Paulista dos Criadores de Gado Holandês para São José do Rio Pardo marca um novo capítulo na história da pecuária leiteira paulista. Com isso, a cidade e a região ganham um importante centro de referência, tecnologia e inovação, prometendo um futuro mais promissor para os produtores locais e um impacto positivo no meio ambiente e no bem-estar animal.
“Como prefeito de São José do Rio Pardo, estou extremamente satisfeito em receber a notícia, essa decisão não apenas confirma a excelência e a relevância do nosso município no cenário agropecuário, mas também traz uma série de benefícios significativos para nossa comunidade e região aumentando a visibilidade de nossa cidade. Isso não só elevará a eficiência da produção, mas também fortalecerá a competitividade dos nossos agricultores no mercado”, pontuou Marcio Zanetti , Prefeito da agora sede da Associação Paulista dos Criadores de Gado Holandês durante a visita de Renato Landini ao Gabinete.
Por Michelle Oliveira