Prefeito Marcio Zanetti assina contrato para implantação de tecnologia avançada que promete revolucionar a segurança pública municipal.
Depois da capital paulista “startar” a operação “Smart Sampa” , um projeto de monitoramento inteligente, chegou a vez de São José do Rio Pardo entrar para a lista das cidades com este recurso sendo pioneira em toda a região.
Na última terça-feira (14), o Prefeito Marcio Zanetti de São José do Rio Pardo deu um passo crucial em direção ao futuro da segurança pública da cidade ao assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação a Camerit, iniciativa que possibilitará a implantação do sistema de monitoramento inteligente 24 horas por câmeras, equiparando então o município às metrópoles mais avançadas em tecnologia.
Ao todo, serão instaladas duas torres e 133 câmeras em pontos estratégicos de toda a cidade, incluindo escolas municipais, espaços públicos e em todas as entradas e saídas do município. Esse sistema de monitoramento não apenas promete aumentar a segurança dos cidadãos, mas também será uma ferramenta fundamental para auxiliar as autoridades policiais em suas operações.
O monitoramento será centralizado na Guarda Civil Municipal e operado por profissionais treinados, garantindo vigilância constante. As câmeras, inclusive as das entradas da cidade, serão equipadas com um avançado sistema de leitura de placas, permitindo a identificação automática de veículos cadastrados no sistema como furtados ou roubados, contribuindo significativamente para a prevenção e resolução de crimes dentro do município.
Além disso, a proposta é que São José do Rio Pardo não se limitará apenas ao âmbito municipal. A cidade tem planos de, no futuro, integrar seu sistema de monitoramento à “Muralha Digital”, uma iniciativa do Estado de São Paulo que conecta as câmeras de segurança de várias cidades, facilitando a identificação de veículos roubados, furtados ou com qualquer relação com a prática criminosa em todo o estado. Essa integração promete fornecer dados precisos às forças policiais, agilizando investigações e operações de segurança.
“Com o sistema de monitoramento 24h, atendemos a um desejo da nossa população, expandindo nosso olhar para cada família rio-pardense.
Através da vigilância eletrônica, seremos capazes de monitorar e responder a incidentes em tempo real, este investimento não só amplia a cobertura de segurança em nossa cidade, como também otimiza recursos, permitindo que sejam supervisionados múltiplos locais simultaneamente, garantindo um cuidado mais eficiente e abrangente para nossa comunidade”, reforçou o prefeito Marcio Zanetti.
As instalações do sistema já foram iniciadas, com previsão de conclusão em até 60 dias. No entanto, a prefeitura municipal está empenhada em acelerar o processo para garantir a segurança dos cidadãos o mais rápido possível.
Vale destacar que toda a manutenção dos equipamentos será realizada pela empresa contratada, assegurando o funcionamento contínuo e eficiente do sistema.
Por Michelle Oliveira