domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioRIO PARDOEducação Municipal recebe curso de primeiros socorros do SAMU Regional

Educação Municipal recebe curso de primeiros socorros do SAMU Regional

Capacitação que atende a Lei 13.722/2018, visa segurança e preparo em ambientes escolares.

Na última quarta-feira (08), profissionais da Secretaria Municipal de Educação receberam o Curso de Primeiros Socorros, uma iniciativa promovida pelo SAMU Regional de São João da Boa Vista que vem de encontro com a Lei Lucas (Lei 13.722/2018), um importante passo para garantir a segurança e preparo dos profissionais da educação em situações emergenciais .

A Lei Lucas foi sancionada em 2018 após um trágico incidente em um passeio escolar ceifar a vida de Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos.

Sua história despertou a consciência coletiva para a necessidade premente de preparo e ação rápida diante de situações de emergência nas escolas.

O foco dessa legislação está na obrigatoriedade da capacitação em Primeiros Socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.

“Nós estamos sendo orientados de quando esses acidentes acontecem, de como devemos proceder, quais são os primeiros socorros que cabem a nós, enquanto unidade escolar, oferecer para essa criança. Tenho certeza de que será um encontro de muita valia e de muita contribuição para nossos diretores e professores coordenadores”, destacou a Secretária Municipal de Educação Mariana Panizza.

A capacitação abordou temas cruciais como obstrução de vias aéreas, convulsões, reanimação cardiopulmonar, queimaduras e ferimentos, sendo que o treinamento ofereceu conhecimentos fundamentais para que os colaboradores das instituições municipais de ensino possam agir prontamente diante de qualquer eventualidade.

“Aqui eles aprendem parte teórico e técnico em ressuscitação cardio pulmonar, desobstrução de via aérea por corpo estranho, como conduzir em caso de acidentes com animal peçonhento, lesões múltiplas esqueléticas, queimaduras um simples sangramento nasal, uma simples queda de uma criança que caiu, ralou o joelho ou que teve um TCE, um traumatismo craniano encefálico”, explicou o Técnico de Enfermagem do Núcleo de Educação do SAMU Regional de São João da Boa Vista, Vander César Rodrigues.

Por Michelle Oliveira

Dona Rosa - Shopping Fonseca

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!