O Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foi acionado na manhã desta terça-feira (09), para uma ocorrência de ataque de abelhas em uma residência na rua Jaçanã Musa dos Santos, sendo que ao chegarem ao local, os militares se depararam com um enxame alvoroçado e agressivo, representando um risco iminente para a população.
Segundo relatos, um homem estava realizando a limpeza da caixa d’água de sua residência quando se deparou com o enxame. Ele foi atacado pelas abelhas, mas conseguiu correr e buscar abrigo na casa de uma vizinha através da janela. Os bombeiros, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para o manejo de abelhas, conseguiram resgatar a vítima, que foi vestida com um roupão de apicultor para sua proteção. O homem foi encaminhado ao Hospital Margarita Morales pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Outros dois vizinhos também foram atacados pelas abelhas e receberam atendimento médico, sendo conduzidos ao hospital. Todas as vítimas estavam conscientes, orientadas e não apresentavam sinais de alergia.
Além das pessoas, dois cachorros foram atacados pelo enxame. Infelizmente, um dos animais não resistiu aos ferimentos.
Após o socorro às vítimas, os bombeiros mantiveram o local isolado e monitoraram a situação até que as abelhas se acalmassem. Os militares entraram em contato com um apicultor parceiro, que comparecerá no período da noite para realizar a retirada dos insetos, eliminando o risco. Até então, o local permaneceu isolado com fita zebrada.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da cautela em situações envolvendo enxames de abelhas e agradece a colaboração da comunidade durante as operações de emergência.
Fonte: Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas