Assim como muitas cidades da região, São José do Rio Pardo tem enfrentado uma intensa batalha contra a dengue. A prevenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue tem sido uma prioridade da Secretaria Municipal de Saúde, com ênfase na conscientização e na eliminação de possíveis criadouros.
Diferentes estratégias têm sido adotadas pela Prefeitura, incluindo a intensificação de ações contínuas como visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias. Essas visitas têm o intuito de orientar os moradores e eliminar potenciais criadouros do mosquito. Além disso, uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria tem promovido a “Operação Cata Treco” aos sábados, recolhendo materiais que podem se tornar criadouros, como móveis velhos.
De acordo com a Prefeitura Municipal, até o momento, foram realizadas quatro operações, resultando no recolhimento médio de 10 caminhões de materiais inservíveis por ação. Além destas medidas, a nebulização em bairros com maior incidência de casos tem sido realizada.
Segundo a Secretaria de Saúde, durante as ações, constatou-se que 80% das larvas encontradas estavam dentro de quintais de residências. Imóveis fechados ou abandonados têm representado um desafio significativo nessa batalha.
Até a última quarta-feira (27) o município possuía 560 casos confirmados, 1.042 em andamento, 1 óbito confirmado e 2 seguem em investigação.
Com o aumento dos casos na região e as filas em busca de atendimento médico, a Prefeitura destinou os casos de dengue para a UBS Central, ampliando o número de médicos na unidade e declarou Situação de Emergência em Saúde Pública.
Essa decisão visa adotar novas medidas para combater a doença, reconhecendo que a prevenção é crucial para proteger a saúde dos cidadãos.
A ampliação do atendimento médico, embora importante, não é suficiente, considerando as complicações associadas à dengue. A proposta da Prefeitura é dar prioridade à prevenção, visando o bem-estar da população e buscando caminhos eficazes para combater a dengue.
Por Michelle Oliveira