O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional São João da Boa Vista, completou 70 anos neste mês. A entidade reúne associações ligadas ao setor produtivo e empresas industriais de 20 municípios: Aguaí, Águas da Prata, Casa Branca, Caconde, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio do Jardim, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul, além de São João.
Instituído em 22 de fevereiro de 1954, o Ciesp teve Emílio Zogbi como primeiro diretor-titular. Depois de funcionar nos prédios da Associação Comercial e Industrial e da antiga Caixa Econômica Estadual, em 1922 instalou-se em sua sede própria, construída com recursos levantados pelos industriais com auxílio da Sede em São Paulo.
“Até hoje me lembro que o Ciesp doou um carro para rifarmos e saímos batendo na porta das indústrias para conseguir vender todos os números. Nosso desafio era engajar os empresários e mostrar a importância de ter uma sede própria para a nossa Regional”, conta Wagner Beraldo, ex-diretor titular do Ciesp e atual diretor do Ciesp em São Paulo.
A mobilização pelo empreendimento foi liderada pelo então diretor-titular, Flávio Augusto do Canto. Após concluírem a rifa do carro, os empresários começaram a se mobilizar para conseguir novas contribuições voluntárias. Quase todas as indústrias presentes nas cidades que compõem a regional contribuíram de alguma forma. A doação do terreno também foi uma conquista dos industriais, que estabeleceram um importante diálogo com a Prefeitura na ocasião.
O Ciesp teve participação ativa no estabelecimento do Distrito Industrial de São João da Boa Vista, fazendo campanhas para incentivar a instalação de empresas no local. Esta foi uma de suas numerosas contribuições para o crescimento do setor e da economia na região. “Agora, estamos lutando pela instalação de um Parque Tecnológico na região”, revela Pedro Tavares, diretor titular do Ciesp São João.
Mas as ações da Regional não param por aí. “No ano passado, realizamos encontros mensais gratuitos voltados ao público de recursos humanos, visando fortalecer as empresas. E agora em março retomaremos essa jornada de conhecimento, com palestras sempre gratuitas e abertas a todas as empresas interessadas, não há necessidade de ser associada, nem tampouco do setor industrial”, explica Luís Otávio Castilho, vice-diretor da Regional. “E em agosto do ano passado também criamos o grupo on-line de Comércio Exterior para oferecer apoio e informação às indústrias que desejam exportar”, complementa.
Com esse incansável trabalho ao longo de sua trajetória, o Ciesp São João da Boa Vista é um personagem importante não só na história do município, que completará 200 anos em 2024, mas no desenvolvimento de toda a região. “As cidades da região têm importantes indústrias em diversos setores, o que contribui com a geração de emprego e também faz com que sejamos reconhecidos Brasil afora, já que muitas delas exportam. E o Ciesp está aqui para defender os interesses gerais do setor industrial e levar os temas de interesse das classes produtoras às autoridades federal, estadual e municipais”, ressalta Adriano Fontão Alvarez, vice-diretor do Ciesp São João.
Para celebrar a data, a Regional está lançando em sua rede social uma série de entrevistas com profissionais que ajudaram a construir esta história. Para acompanhar é só acessar o perfil do Ciesp no Instagram (@ciespsaojoao) ou sua Company Page no LinkedIn: https://www.linkedin.com/
Por Suzana Amyuni/Jornalista