A fase nacional do Cup of Excellence – Brazil 2020 definiu os 35 melhores cafés da safra atual que irão concorrer na etapa internacional. Dos escolhidos, cinco do Sul de Minas e 12 são da Denominação de Origem Mantiqueira, também com amostras da região. Para chegarem à fase internacional, eles concorreram com 100 amostras do país, sendo que a média das notas dos classificados foi de 90,12 pontos.
Agora na etapa internacional, os 35 lotes classificados serão avaliados por especialistas de Japão, Austrália, Noruega, Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul e também do Brasil. As avaliações serão realizadas entre 26 de outubro e seis de novembro. A divulgação dos campeões ocorrerá no dia 10 de novembro.
As 25 amostras que forem eleitas vencedoras da competição ganham o direito de participar de um leilão internacional, via internet. Os preços alcançados nesses pregões vão além do mercado convencional.
Já os cafés que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados ‘Vencedores Nacionais’ da competição e também estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda online.
Cup of Excellence
Este ano, a competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu 655 amostras de café da safra 2020. Desse total, 628 foram avaliadas com nota superior a 86 pontos na escala de zero a 100 do concurso.
Na Fase Nacional, os 35 lotes que se classificaram para a etapa internacional mantiveram o alto nível, sendo aprovados com pontuação média de 90,12 pontos. De acordo com a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o alto padrão de qualidade dos cafés inscritos no Cup of Excellence – Brazil 2020 evidencia a excepcional qualidade da safra atual e reflete o trabalho educacional e de capacitação que a entidade realiza com os produtores nacionais.
Fonte: G1 Sul de Minas