A medida é uma ferramenta que busca fortalecer a educação inclusiva no município, promovendo suporte integral aos alunos.
São José do Rio Pardo escreveu uma nova página em sua história educacional com a inauguração do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) realizada nesta quarta-feira (03) na Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do prefeito Marcio Zanetti, secretários municipais, representantes do poder legislativo, profissionais que atuam na educação, além da calorosa participação da comunidade, em especial pais de alunos que serão beneficiados com a novidade.
O NAM, agora em pleno funcionamento, irá oferecer suporte integral aos alunos, especialmente aqueles que necessitam de atenção especial. Com uma equipe multidisciplinar composta por psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, o núcleo promoverá o atendimento para aproximadamente 140 alunos de inclusão no município.
“Todas as vezes que eu tenho o desafio de estar no Departamento de Educação eu me emociono muito, porque eu acredito que todos nós, e aqui em especial, nós somos filhos da educação. Foi a educação que a gente recebeu que nos permite estar aqui, em família, em sociedade, podendo fazer um pouquinho pelo próximo”, comentou o prefeito Marcio Zanetti, destacando a importância do NAM como um instrumento na promoção da inclusão educacional.
Os vereadores presentes no evento também reconheceram a iniciativa como um passo significativo em direção a uma educação mais acessível em São José do Rio Pardo. Já os profissionais da educação municipal, cientes do impacto positivo do NAM, demonstraram seu compromisso em fornecer um ambiente acolhedor para o desenvolvimento de cada aluno.
“Tudo foi possível graças a essa equipe, da qual eu sou extremamente grata, porque eu não realizaria nada se não pudesse contar com cada um de vocês. Vocês todos são muito especiais”, reforçou Mariana Panizza, Secretária Municipal de Educação agradecendo aos profissionais da educação.
O horário de funcionamento do NAM, das sete da manhã às sete da noite, atenderá a realidade das famílias, permitindo que aquelas que não podem acompanhar seus filhos durante o dia participem do acompanhamento no período noturno.
“Minha filha tem dificuldade de comportamento, mas é uma criança muito amável, muito dócil e ela precisa de ajuda. A secretaria ter aberto esse espaço para poder ajudar, para também socorrer muitos pais que precisam como eu, a gente não entende, a gente fica perdido. E é uma chance muito importante para as crianças, para poder dar este apoio, este suporte para eles”, desabafou Sônia Martins, mãe da Maria Júlia, que descobriu em dezembro que a pequena possui Transtorno do Espectro Autista.
O Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) está instalado na Secretaria Municipal de Educação na Rua Aparecido Clemente Guardasvachio, número 50, no Jardim Aeroporto.
Por Michelle Oliveira