Um homem morador de São Sebastião da Grama (SP), foi multado pela 2ª Cia da Polícia Militar Ambiental em R$ 53.000,00 por manter aves da fauna silvestre em cativeiro e praticar ato de maus tratos. A multa foi aplicada na noite desta sexta-feira (24) pelos Cabos Rodrigo e Bergamini.
De acordo com as informações, em decorrência de apoio a Polícia Militar e atendimento de denúncia sobre as aves da fauna silvestre, a equipe policial compareceu no local e constatou 16 das aves silvestre em cativeiro, sendo que dessas, 15 ainda estavam em condições de maus tratos. A ave que não estava em condições de maus tratos continha a anilha Ibama OA 3.5 449240.
Diante dos fatos, foram elaborados 02 (dois) Autos de Infração Ambiental na modalidade de multa simples, por infringir o parágrafo 3 inciso III do artigo 25 e artigo 29 da resolução SIMA 05/21, por ter em cativeiro e por praticar ato de maus tratos as aves Silvestre sem autorização, sem prejuízo das responsabilidades do artigo 29 e 32 da lei federal 9605/98
Apenas a ave anilhada foi depositada com a Ong Amigos dos Animais Silvestre até possível destinação adequada.
O infrator foi notificado quanto ao atendimento ambiental. As demais aves serão reintroduzidas no seu hábitat natural amanhã.
Foram apreendidas: 16 trinca ferro ( Saltator similis); 01 gaiola de madeira e fibra e 02 transportadores de aves.