A Polícia Ambiental de Pirassununga (SP) multou em R$ 10 mil o proprietário de um sítio às margens da Rodovia Prefeito Euberto Nemésio Pereira de Godoy (SP-201) por uma queimada que atingiu aproximadamente 10 hectares de canavial.
A fumaça provocada pela queimada prejudicou a visibilidade na rodovia. Em um vídeo gravado por pessoas que transitavam pela estrada é possível fica claro a dificuldade de visão dos motoristas no trecho e a altura das chamas bem próximas à pista.
De acordo com o tenente da Polícia Militar Ambiental Ivo Fabiano Moraes, o proprietário não ateou o fogo, mas foi responsabilizado por não ter feito os aceiros, necessários para dividir a plantação, o que poderia evitar que as chamas se alastrassem.
“Nós verificamos que não foram preenchidos alguns requisitos constantes na nossa portaria, que estabelece a questão da negligência com relação aos aceiros. Nós constatamos que o proprietário da área foi negligente com relação a isso, o que colabora para a propagação do fogo”, explicou.
Segundo o tenente, a área atingida equivale a aproximadamente 12 campos de futebol e a multa foi aplicada considerando R$ 1 mil para cada hectare queimado. A punição, entretanto, não tem teor criminal, apenas administrativo.
Fonte: G1 São Carlos