O 5º Batalhão da Polícia Militar Ambiental multou um proprietário de Madeireira em mais de 34 mil reais, na tarde desta segunda-feira (03), no bairro Santa Rosa, em Mococa (SP).
De acordo com as informações, os policiais ambientais em decorrência de fiscalização de pátio madeireiro, após mensuração minuciosa de todo estoque de madeira nativa existente no pátio, valendo-se do método de conferência peça a peça por espécie e tipo de corte em confronto com seu respectivo DOF (Documento de Origem Florestal), constatou a venda ilegal de 106,9465 metros cúbicos de madeira nativa (estoque em déficit) e o depósito ilegal de 8,6503 metros cúbicos de madeira nativa (estoque em excesso) sem cobertura do DOF.
Diante dos fatos, foram elaborados os respectivos Autos de Infração Ambiental na modalidade multa simples, por “vender” e por “ter em depósito” madeira nativa de forma irregular nos termos do artigo 47, § 1º, da Resolução SIMA 005/21, sem prejuízo da responsabilidade penal.
Também na cidade de Araras (SP), uma madeireira foi multada nesta segunda-feira (03) em R$12.109,92, pelo mesmo crime ambiental.
Participaram da ação os seguintes policiais militares ambientais: 1º Tenente PM Barcellos, 2º Tenente PM Laurindo, 1º Sargento PM Melizi, Cabos PMs Revelo, Toríbio e Elias.