A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São João da Boa Vista (SP) apreendeu 16 aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente, durante a Operação ‘Voo Livre’, nesta sexta-feira (23). Um homem levou uma multa de R$ 32 mil.
O delegado Jorge Mazzi informou que ao longo do mês de junho, a DIG realizou um levantamento detalhado sobre vendas ilegais de aves silvestres no município.
Os policiais identificaram que um dos suspeitos pelos crimes saiu de casa ao ver a viatura policial se aproximar. O veículo em que ele estava foi acompanhado e foi feita abordagem em um posto de combustíveis.
Durante a abordagem, os policiais identificaram sons de aves que vinham do veículo, que foi vistoriado. No banco traseiro do carro, dentro de um balde com tampa, havia dois tucanos, e, em uma caixa, outra ave da mesma espécie.
Na casa do suspeito, mais de 13 aves foram encontradas, sendo um azulão, três coleiras, três pintassilgos, uma patativa, dois canários terra, um curió, um periquito e um caboclinho. As aves eram vendidas por R$ 8 mil. A Polícia Ambiental fez a apreensão e aplicou a multa.
O suspeito foi encaminhado ao Plantão Policial, onde foi feito o Termo de Ocorrência Circunstanciado. Após assinar o documento, o homem foi liberado.
Fonte: G1 São Carlos