“A hora mais emocionante é quando você pega aquele sino e todos aplaudem, é uma sensação de que Deus cuidou de mim a todo momento. Recebi muitos abraços, choramos de emoção, foi lindo… Um capítulo da minha vida que jamais será esquecido”, declara Luciana Martins dos Santos.
Moradora de Caconde, Luciana fez a última sessão de quimioterapia no dia 12 de junho, na ala Oncológica do Hospital Unimed Rio Pardo. “O tão esperado dia para mim! Quando cheguei a sala estava toda linda, decorada de festa junina. Eu já cheguei brincando, dançando como se estivesse no arraiá. Quando olhei, meu cantinho estava todo preparado para mim, com a mensagem “Última quimio”. Foi tão emocionante, eu ali tomando minha dose de cura com todo aquele carinho, com bolo, salgadinhos, pipoca, doces e muito, muito amor!”, conta.
Duas duras batalhas
Com apenas 38 anos de idade, Luciana já enfrentou duas duras batalhas contra o câncer. “Passar pelo câncer pela segunda vez confesso que foi bem desafiador. Aos 19 anos descobri meu primeiro câncer, um linfoma de Hodgkin. Na época fiz tratamento em Ribeirão Preto, passei por 16 sessões de quimio vermelha e 55 sessões de radioterapia.”
Exatos 19 anos depois, Luciana recebeu o segundo diagnóstico. “Tomando banho senti que minha mama estava diferente e mandei mensagem para minha ginecologista, Dra. Mônica, que já quis me ver. E assim começamos mais uma batalha contra o câncer.”
Ela conta que em janeiro deste ano passou por biópsia, mamografia, cintilografia e todos os exames necessários para dar início ao tratamento. Foi encaminhada pelo mastologista Dr. Ray Alves dos Santos para a Oncologia do Hospital Unimed e passou a ser assistida pelo oncologista Dr. Felipe Osório da Costa. As sessões de quimioterapia foram iniciadas em fevereiro. “Fiz seis sessões de quimioterapia branca que duraram quatro meses, pois fiz de tudo para a minha imunidade não cair e não atrasar o tratamento.”
As pessoas certas
Luciana conta como foi esse período. “Passar pela quimioterapia é um processo bem doloroso; um dia a gente está bem, no outro não. Mas eu me permitia viver cada dia… Quando eu estava bem ia para a academia, para a loja, mas eu me permitia passar o dia todo na cama quando não me sentia bem. E assim, com fé em Deus, fui vencendo cada dia.”
Entre incertezas e dificuldades que são próprias do tratamento, Luciana diz que Deus colocou as pessoas certas em seu caminho. “A equipe da Oncologia sempre com sorrisos e abraços, esperando a gente para dar aquela dose de cura e esperança, sempre fazendo daquelas manhãs as mais agradáveis possíveis. Dr. Felipe, Patrícia, Jacqueline, Marcelo, Juliana, Maira, Danilo, todos sempre ali para nos ajudar e fazer daquele momento mais agradável.”
Nunca desistir
Para as muitas pessoas que, como ela, estão passando por esse momento tão difícil, Luciana faz questão de deixar um recado. “Você, que vai começar uma luta contra um câncer, permita-se lutar, permita-se fazer cada dia valer a pena. Claro que nem todos os dias serão fáceis, mas se estivermos de mãos dadas com Deus, é possível sim recomeçar! É possível sim acreditar que a tempestade passará! Às vezes não entendemos os propósitos de Deus, mas lembre-se que Ele dá suas piores batalhas para seus melhores soldados. Acreditem… É só uma fase, vai passar.”
Ela diz que a Luciana de hoje agradece imensamente a Luciana de ontem: corajosa, forte e confiante. “Sim, hoje eu agradeço imensamente a Deus, a toda equipe da Unimed, familiares, amigos e a mim mesma! Agradeço ao meu corpo por ter sido tão forte, às minhas veias por terem sido tão guerreira e, principalmente, à minha fé que me trouxe até aqui. Hoje eu olho para a Luciana de ontem e tenho um orgulho inexplicável. Eu consegui, eu sobrevivi, eu vivi, eu renasci.”
Por: Giselle Torres Biaco/Assessoria de Imprensa Unimed