ALERTA! Com a morte de um equino (cavalo) por raiva animal na semana passada, o caso deixa em alerta toda região contra o morcego, que é o transmissor da doença, quando o mesmo está infectado pelo vírus.
Recentemente, outros casos de raiva animal foram registrados em algumas cidades do Sul de Minas, isso mostra que os proprietários de animais (bovinos, equinos, cães e gatos) devem tomar todo cuidado para protegê-los. Como São José do Rio Pardo e outras cidades estão no corredor por onde os morcegos sobrevoam, ou seja, o rio Pardo, é importante tomar todas medidas de precaução contra essa doença, vacinando os animais.
De acordo com as informações do G1 São Carlos, após a confirmação da morte de um cavalo pelo vírus da raiva, o Centro de Controle de Zoonoses de Porto Ferreira (SP) está fazendo um levantamento para investigar se morcegos transmitiram a doença.
Nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), o município estará realizando a imunização de cães, gatos e equídeos nos bairros Jardim Paschoal Salzano e Jardim Recreio, que ficam perto da área onde o cavalo foi encontrado.
Segundo a veterinária do Centro de Zoonoses, o trabalho de levantamento e investigação dos morcegos deve ser feito durante 90 dias. Não há outros casos suspeitos de raiva na cidade.
Morte de cavalo
Segundo a prefeitura, após uma denúncia, um cavalo foi encontrado na zona rural. O animal morreu e teve o diagnóstico de raiva confirmado por meio do Instituto Biológico. O resultado foi divulgado pela prefeitura na quinta (13).
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que não há registro de raiva humana no estado desde 2018. “Este ano, até o momento, houve 52 casos de raiva animal em todo o território estadual, sendo um na região de Araraquara ( caso de Porto Ferreira)”.
Fonte: G1 São Carlos