A Polícia Ambiental apreendeu 20 animais silvestres em uma casa no Jardim Alvorada, em Mococa (SP), e multou o proprietário em R$ 8,4 mil. Os policiais foram ao local com um mandando judicial após uma denúncia.
No local, foram encontradas 11 serpentes exóticas, oito serpentes nativas e um lagarto exótico. Entre os animais apreendidos estavam serpentes das espécies Coralus Hortuanos, Piton, King Snake e Corn Snake, e um lagarto da espécie Pogona.
Eles não existem no Brasil e são considerados animais exóticos, não isentos de controle para fins de operacionalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Também foram apreendidas uma Falsa Coral, três Jiboias, uma Cobra Cipó, uma Cobra D’água, uma Caninana e uma Sucuri, pertencentes à fauna brasileira.
Como o dono do local não tinha autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para estar com os animais, ele foi autuado por introdução de espécie animal mediante sua guarda continuada a qualquer tempo e manutenção de espécies nativas em cativeiro.
Os animais foram encaminhados ao Instituto Butantã em São Paulo. O caso será encaminhado à Polícia Civil e à Polícia Federal para a apuração se o mantenedor dos animais estaria fazendo o comércio ilegal dos animais.
Fonte: G1 São Carlos