A Igreja Matriz de São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná, foi vandalizada nesta segunda-feira (10) com 28 imagens de santos sendo destruídas. Entre elas, a de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Ainda não há informações sobre os autores do vandalismo. A Polícia Civil está investigando o caso.
Em nota oficial, o bispo diocesano de União da Vitória, Dom Walter Jorge, diz que o ato atinge a fé e o coração de milhares de pessoas. Ele se solidariza com os fiéis da Paróquia São Mateus, de toda a cidade e com todos os fiéis católicos diocesanos.
Na nota, o bispo pede que os fiéis “não alimentem no coração sentimentos de ódio e de divisão, muito latente nos tempos atuais”. E diz esperar que o caso seja bem apurado e o mais elucidado possível, para que “tal pessoa [responsável pela violação] possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais”.
A santa estava com a comunidade desde a antiga capela, que fez parte da formação do município. Além dela, imagens de santos, de Jesus e de outras aparições de Nossa Senhora integram a lista de imagens profanadas.
Fonte: Gazeta do Povo