A decisão do ministro Barroso em suspender por 60 dias o aumento no piso salarial dos enfermeiros (as) e técnicos de enfermagem, desagradou toda classe, que, em forma de repúdio, resolveu manifestar e protestar tal decisão.
O ministro deu 60 dias para o governo federal, estados, Distrito Federal e entidades do setor esclareçam sobre os impactos financeiros da medida.
O ministro atendeu um pedido de liminar de uma ação movida pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que teme pelos impactos financeiros, riscos de demissões e consequentemente piora na qualidade dos serviços de saúde com a implantação do piso da enfermagem.
Nesta manhã de quarta-feira, dia 07 de setembro, dia em que comemoramos os 200 anos da Independência do Brasil, dezenas de enfermeiros (as) e técnicos de enfermagem demonstraram suas indignações em protesto que começou na frente do Pronto Socorro e foi terminar na frente do monumento do Altar da Pátria, na praça dos Três Poderes.
De acordo com as enfermeiras (os) e técnicos de enfermagem, se os problemas não forem resolvidos, poderá ocorrer uma greve marcada para o próximo dia 9 de outubro.