terça-feira, dezembro 3, 2024
spot_img
InícioCULTURAEspetáculo 'Nada Mais que Caminhantes' estreia em São José do Rio Pardo...

Espetáculo ‘Nada Mais que Caminhantes’ estreia em São José do Rio Pardo com apresentação gratuita neste sábado

Com a presença das bailarinas rio-pardenses Ayumi Hanada e Flávia Pinheiro, o público pode assistir ao espetáculo de dança contemporânea que marca os 20 anos do grupo Dançaberta, de Campinas, e participar de oficina na sexta-feira, dia 9.

Para comemorar os 20 anos de existência, o grupo Dançaberta, de Campinas, estreia o espetáculo Nada Mais que Caminhantes, no sábado, 10 de setembro, com apresentação gratuita na Fábrica de Expressão, em São José do Rio Pardo. A montagem conta com a direção geral de Julia Ziviani, direção artística de Robson Lourenço e direção musical de Marcelo Onofri. No elenco estão as bailarinas rio-pardenses Ayumi Hanada e Flávia Pinheiro, além de Camilla Vicente, Catharina Glória e Julia Ferreira.

Para compor o espetáculo foram utilizadas duas linhas de investigações: os movimentos fundamentais do primeiro ano de vida e os depoimentos corporais inspirados no “Livro do Desassossego”, do escritor português Fernando Pessoa. Na sexta (9/9) ocorre também a oficina aberta intitulada: Percursos para o caminhar: entre os movimentos fundamentais e a dança.

Para a criação, a diretora geral e responsável pela concepção Julia Ziviani explica que o grupo se debruçou na poética dos deslocamentos e dos percursos. “Pessoas que se deslocam, migram, imigram, chegam e partem seguindo aquilo que a vida lhes contempla ou na procura de um sonho a ser realizado. Passamos por lugares e pessoas, que nos influenciam, mas também deixamos um pedacinho de nós ali. No final somos caminhantes, que reconhecem nas marcas e rastros deixados por outros andarilhos nos caminhos, algo que também pode passar a ser reconhecido como seu”, diz Julia.

Na pesquisa para a montagem, os micro-movimentos do primeiro ano de vida vivenciados pelas artistas do Dançaberta nos procedimentos para a criação, as ações em espirais emergiram como um mote potente de investigação. “A pesquisa de movimento de primeiro ano de vida vem sendo desenvolvida pelo grupo Dançaberta desde 2017”, conta o diretor artístico Robson Lourenço que fez mestrado e doutorado sobre a Embriologia Humana e os movimentos fundamentais do primeiro ano de vida com a orientação de Julia Ziviani.

O espetáculo faz parte do projeto “Vinte Percursos”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Grupo Dançaberta. O projeto foi contemplado pelo ProAC Editais nº 04/2021.

Oficina gratuita

A oficina Percursos para o caminhar: entre os movimentos fundamentais e a dança ocorre na sexta-feira, dia 9 de setembro, das 16h às 18h, no Fábrica de Expressão, em São José do Rio Pardo. As inscrições são gratuitas e contam com 25 vagas. O encontro de duas horas visa apresentar a compreensão das etapas pelas quais se passa desde o nascimento até à posição que nos une como humanos: a verticalidade e o estar em pé. Aliado aos movimentos fundamentais do primeiro ano de vida, os participantes serão instigados a investigar relações com o espaço, o tempo, o peso e os deslocamentos, estimulando a pesquisa individual e realçando as diferenças nos modos de se mover dentro da dança na contemporaneidade. Neste processo serão agregados pequenos textos ou imagens potentes que possam instigar a conexão com as memórias de cada participante, que poderão contribuir para uma breve criação artística no final do workshop.

Sobre o Dançaberta

O Dançaberta foi fundado em 2000. Trata-se de um grupo de pesquisa em dança contemporânea e Educação Somática dirigido por Julia Ziviani, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. O grupo investiga conceitos e princípios das abordagens Somáticas, visando potencializar as habilidades corporais e expressivas do intérprete em busca de procedimentos que sejam, além de um esteio positivo para o seu desenvolvimento, também instigantes por colocar o artista em contato com maneiras inesperadas de movimento para a criação em dança.

Serviço:

O quê: Espetáculo Nada Mais que Caminhantes

Quando: 10 de setembro

Horário: sábado, 10 de setembro, 19h

Local: Fábrica de Expressão: R. Francisco Glicério, 64 – Centro, São José do Rio Pardo

Preço: Gratuito – retirada com 1h de antecedência ou reservas através do formulário https://forms.gle/vtmi3UFJ7gBojuYn9

Oficina: Percursos para o caminhar: entre os movimentos fundamentais e a dança

Quando: 9 de setembro, sexta-feira

Horário: das 16h às 18h

Local: Fábrica de Expressão: R. Francisco Glicério, 64 – Centro, São José do Rio Pardo

Inscrições através do formulário: https://forms.gle/7LGBxp9d81iXtT5o8

Boas Histórias Comunicação

[email protected]

[email protected]

Kátia Camargo – (19) 99141.8391

Leila Branco – (19) 98167.7441

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!