A Diocese de Matagalpa comunicou na sexta-feira, 19, que a polícia governamental invadiu a casa episcopal e levou o Bispo daquela diocese, Dom Rolando Álvarez, junto com outras pessoas, incluindo sacerdotes, seminaristas e leigos.
Até o momento, não há informações sobre para onde eles teriam sido levados pela forças policiais do governo sandinista que tem feito, nos últimos meses, uma implacável perseguição aos cristãos no país. O Bispo foi conduzido em um caminhão separado dos demais que foram presos.
Por meio de nota, a Conferência Episcopal da Nicarágua expressou sua fraternidade, amizade e comunhão episcopal com o Bispo, pediu que o povo ore por Dom Rolando, os sacerdotes e os leigos que foram capturados.
Além da perseguição a Dom Rolando, que por 15 dias ficou confinado na Cúria Diocesana, nas última semanas o governo da Nicarágua fechou oito emissoras de rádio ligadas à Igreja e expulsou do país as religiosas Missionárias da Caridade de Santa Teresa. Há relatos também de agressões e destruição de imagens e símbolos religiosos católicos.
O Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e outras conferências episcopais do continente, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestaram-se em solidariedade à Igreja e ao povo da Nicarágua, com preces pela paz.
(Com informações de Celam, CNBB e Diocese de Matagalpa)
Fonte: Jornal O São Paulo