Com o início da realização de partos no mês de julho, a Maternidade foi o último setor do Hospital Unimed Rio Pardo a entrar em atividade, completando 100% das áreas em funcionamento.
O primeiro bebê a nascer foi um menino, em parto realizado na manhã de 19 de julho, marcando de forma festiva o início das atividades tanto para as famílias quanto para os profissionais envolvidos.
“Como obstetra estou muito feliz por fazer parte desse ótimo momento da Unimed, agora com o funcionamento da Maternidade. O Hospital está com uma estrutura completa e moderna, e a Maternidade foi muito bem preparada, pensada em todos os detalhes para tornar o momento do parto muito mais especial para as famílias. A Unimed é, sem dúvidas, uma ótima escolha e todos têm se empenhado muito para tornar essa experiência ainda melhor”, declara a médica Dra. Cláudia Maria Maldonado Antônio, ginecologista e obstetra da Unimed.
“A Maternidade do Hospital Unimed é, para nós, um sonho realizado”, diz a Dra. Tatienne Pisani Baudon, que também é ginecologista e obstetra da Unimed. “Esperamos muito por essa inauguração, justamente porque todos os detalhes foram pensados com muito carinho. Nosso sonho era um lugar onde a paciente tivesse um atendimento diferenciado, desde a entrada no Hospital até a ida para casa, e que todo carinho e atenção dedicados durante o pré-natal, no nosso consultório, fosse uma regra também nessa Maternidade. Conseguimos uma equipe de apoio muito boa, que nos dá toda essa segurança e que recebe as pacientes de braços abertos.”
Atendimento humanizado
A Maternidade do Hospital Unimed possuiu diferenciais que visam tornar o atendimento cada vez mais humanizado. Uma das salas cirúrgicas, por exemplo, é equipada com um vidro que fica visível no ato do nascimento, para que familiares possam acompanhar o parto da Sala da Família, que é especialmente preparada para esse momento.
Outro diferencial é o Quarto PPP (pré-parto, parto e pós-parto) para incentivo ao parto normal. O espaço é amplo e tem portas que se abrem para um jardim cuidadosamente construído para a ambientação do lugar. O quarto é equipado com antessala, leito especial, barras de apoio, sofá, banheiro privativo e equipamentos dos quais a parturiente necessita.
O espaço possui quatro leitos (sendo um apartamento), um quarto duplo, sala de cirurgia para cesárea, unidade de cuidados intermediários (Berçário) com berços aquecidos, incubadoras e toda estrutura física e profissional.
As equipes médica e multidisciplinar são capacitadas para o completo atendimento da mamãe e do bebê, desde a internação até a alta.
“Independente da escolha do parto, é possível humanizar o atendimento com o pai estando próximo, o bebê ficando o maior tempo possível com a mãe, lógico que seguindo todos os cuidados dos pediatras. A mamãe e o bebê terão uma assistência integral em todos os sentidos, com o teste do pezinho, do coraçãozinho, da orelhinha. Estamos muito felizes com tudo isso, queremos um clima de alegria e festa para toda família, com toda segurança médica e equipamentos necessários à disposição”, comenta Dra. Tatienne.
Utilização do serviço
A Maternidade está aberta a clientes Unimed (local e intercâmbio), particulares, autogestões, sindicatos e outros planos de saúde. “O Hospital Unimed trouxe à Cooperativa o grande benefício da liberdade. A liberdade de agregar novos profissionais, novas especialidades e procedimentos médicos até então somente possíveis em outras localidades, a possibilidade de ampliação da estrutura física e recursos de atendimento aos usuários. É como você ser o proprietário do imóvel da sua empresa. Obviamente, toda liberdade está atrelada à responsabilidade.E será uma constante preocupação em administrar esta responsabilidade. Mas é a única forma de crescer e oferecer aos usuários melhor qualidade”, complementa o médico ginecologista da Unimed, Dr. Luís André Frozoni Antun.
Por: Giselle Torres Biaco/Assessoria Unimed