O estoque do banco de sangue de São João da Boa Vista (SP) está no limite crítico e praticamente vazio. A pouca quantidade de bolsas coloca em risco as cirurgias programadas na Santa Casa, assim como o atendimento de urgências e emergências. O hospital pede a colaboração da população.
A pior situação é do sangue O- considerado doador universal e pode ser utilizado em quase todas as pessoas com tipos sanguíneos diferentes. O estoque deste tipo chegou a ficar zerado em vários dias.
Faltam doações
Para manter o estoque regularizado são necessárias cerca de 50 doações por dia, mas o banco não tem recebido nem 30.
Ao mesmo tempo que faltam doadores, sobra demanda. A Santa Casa pretende retomar as cirurgias eletivas, suspensas durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, mas para que os procedimentos sejam realizados de forma segura é necessário ter um estoque de sangue regularizado.
“Tem uma demanda acumulada de mais de 2 mil cirurgias dos últimos anos, e agora, gradativamente, a gente começa a chamar essa lista de espera, além das 72 [cirurgias] que são a rotina mensal”, disse Guisasola.
Outro agravante é o aumento de casos de dengue, que aumentou a demanda por plaquetas para o tratamento dos doentes.
“A gente utiliza uma bolsa de plaquetas para cada 10 kg da pessoa, então se o paciente tem 60 kg, preciso de seis bolsas, ou seja, seis doadores, então o estoque da gente vai lá embaixo”, explicou a enfermeira Andreza Arcuri.
Para poder atender a todos os pacientes, a Santa Casa de São João da Boa Vista, que cobre 20 cidades, precisou recorrer a outros bancos de sangue, mas nem sempre é possível conseguir a quantidade necessária.
“Existe uma troca muito grande com outros bancos de sangue, mas hoje estão todos com estoque limitado, então está difícil o empréstimo”, afirmou o diretor da Santa Casa.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 e estar bem de saúde.
O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 13h e aos sábados das 07h às 11h30. A doação é feita com agendamento pelo WhatsApp (19) 99911-6888 ou pelo telefone (19) 3633-7036.
Fonte: G1 São Carlos