O palco da “Paixão de Cristo”, que fica em frente a Igreja Matriz, foi atingido por vândalos no fim da noite desta sexta-feira (8), em Passos (MG). A cruz principal foi quebrada ao meio e retirada do suporte onde estava fixada. A ação foi identificada pelos responsáveis apenas na manhã de sábado (9).
Segundo Nathany França, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, três cruzes foram retiradas pelos vândalos. A cruz principal foi removida do suporte e partida ao meio. O local onde ela estaria inserida também foi danificado. As outras duas cruzes que estavam fixadas nas laterais do palco não foram depredadas.
A presidente do Conselho acionou a Polícia Militar para registrar uma ocorrência. As câmeras de segurança de locais próximos também foram checadas em busca de suspeitos. O palco fica ao lado da Igreja Matriz e próximo a um posto da PM.
Segundo Denilson Cesar dos Reis, secretário de Cultura e do Patrimônio Histórico, os danos foram apurados e o palco já está sendo consertado ainda na manhã desta segunda (11). A celebração religiosa “A Paixão de Cristo” acontece nesta semana, entre os dias 13 e 15 de abril, em Passos.
Ainda de acordo com o secretário de Cultura, a partir desta segunda (11), um vigia noturno ficará de plantão para impedir futuras ações de vândalos. A fiscalização segue até o sábado (16), após o fim do evento.
Fonte: G1 Sul de Minas