A Expoflora, evento em Holambra (SP) que reúne a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, será retomada em 2022 após ser adiada nos últimos dois anos por causa da pandemia da Covid-19. Segundo a prefeitura da cidade, o evento está programado para acontecer entre os dias 2 e 25 de setembro, mediante a adoção de protocolos sanitários.
Em nota, a administração municipal também confirmou que esta será a primeira vez em que os moradores de Holambra terão acesso gratuito em todos os dias da programação. A festa acontecerá sempre de sexta a domingo, além dos dias 7 (quarta-feira), feriado da Independência, e 8.
Procurada, a comissão organizadora da Expoflora afirmou que ainda aguarda confirmações de detalhes, como valor dos ingressos para não moradores da cidade e o formato do evento, já que isso depende de informações de autoridades sanitárias ao longo do ano por conta da pandemia.
Por outro lado, disse que quem chegou a comprar entradas para 2020, poderá utilizá-las neste ano. A comissão explicou, ainda, que uma comunicação oficial da organização será feita logo após o carnaval.
Para acessar o local, os visitantes precisarão apresentar o comprovante do esquema completo de vacinação contra a Covid-19 ou um teste RT-PCR negativo realizado com até 48 horas de antecedência, informou a prefeitura.
39ª edição
A próxima edição da Expoflora será a 39ª. Antes de 2020, o evento foi cancelado somente uma vez, em 1988, para que organizadores à época se dedicassem apenas aos festejos dos 40 anos da imigração holandesa.
A festa é um dos mais importantes para o turismo na região e, segundo a organização, até 2019 movimentava em cada edição R$ 24 milhões nas cidades localizadas num raio de 80 km, incluindo rede hoteleira, empresas de transportes e serviços, bares e restaurantes e comércio. Até então, o evento gerava 1,5 mil empregos diretos e cerca de 5 mil postos indiretos no período de realização.
Ainda de acordo com os organizadores, a Expoflora atrai em média cerca de 300 mil visitantes todos os anos.
Fonte: G1 Campinas