O primeiro lote de vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e foi encaminhado para Guarulhos, na Grande São Paulo, para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde.
O ministro Marcelo Queiroga recebeu a remessa com 1.248 milhão de doses, que será utilizada para imunizar crianças de 5 a 11 anos em todo o país.
No local de armazenamento, as doses vão passar por um processo de controle de qualidade, temperatura e análise e, depois disso, começará a distribuição para os estados. A parcela que ficará em São Paulo será entregue até sexta-feira (14).
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, em 16 de dezembro, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Na quarta (12), o governo de São Paulo anunciou a abertura do pré-cadastro para início da imunização de crianças contra a doença. Os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.
Na segunda (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a Pfizer vai antecipar a entrega de 600 mil doses. Com isso, o total de vacinas previstas para chegar em janeiro passou de 3,7 milhões para 4,3 milhões.
Segundo a atualização mais recente do Ministério da Saúde, já foram compradas pouco mais de 20 milhões de doses, previstas para chegar até março da seguinte forma:
- Janeiro: 4.314.000
- Fevereiro: 7.272.000
- Março: 8.418.000
Fonte: G1 Campinas