A Polícia Militar Ambiental recuperou mais de 500 mil unidades de palmito-juçara após furto em Águas da Prata (SP). Uma pessoa, cuja identidade não foi divulgada, foi multada em R$ 421,5 mil na quarta-feira (3).
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, na terça-feira (2) motociclistas que faziam trilha pela estrada rural do Pico do Gavião se depararam com suspeitos furtando palmitos no interior de uma mata de vegetação nativa. A PM foi acionada e, ao chegar ao local, solicitou apoio da Polícia Ambiental.
De acordo com o B.O., os autores do crime fugiram em meio à mata deixando para trás cerca de 30 sacos de nylon contendo 40 unidades de palmito-juçara cada, totalizando 1,2 mil unidades.
Os policiais fizeram buscas na mata, mas não os suspeitos não foram localizados. A polícia desfez barracas construídas para o abrigo dos palmiteiros.
Furto
Os palmitos foram apreendidos e depositados ao responsável por uma fazenda devido à falta de meios para transporte e local adequado para armazenamento. Na madrugada de quarta-feira, porém, os produtos foram furtados.
Equipes da Polícia Ambiental retornaram ao local para novas diligências e incursões a pé pela mata, com o objetivo de identificar os infratores, localizaram 562 unidades de palmito pesando 810 kg, possivelmente deixados para trás durante a fuga ocorrida no dia anterior.
Segundo a polícia, embora não tenha sido possível identificar os autores diretos do crime, coube imputar responsabilidade e multa à pessoa cuja identidade mantêm-se em sigilo a fim de não se prejudicar investigações em andamento.
O palmito apreendido foi apresentado na delegacia de Águas da Prata.
Fonte: G1 São Carlos