Hoje, dia 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor!
Mais do que uma data instituída para homenagear os professores, o dia em questão também deve ser usado para refletir os valores que damos a esses educadores, mestres que dedicam a vida para ensinar nossas crianças, jovens e adultos.
Sidney Poitier, ou melhor, o professor Mark Thackeray, emocionado ao ver a sua dedicação ao ofício sendo retribuída com o grupo de alunos homenageando-lhe ao som de “To Sir, With Love”, em “Ao Mestre Com Carinho”, talvez seja a mais clássica cena do cinema envolvendo um mestre e seus discípulos. Mas, claro, está longe de ser a única. No curso dos anos, as telonas já exibiram produções nas quais atores como Julia Roberts, Robin Williams ou Michelle Pfeiffer estão na pele desse profissional ao qual cabe a responsabilidade de transmitir conhecimento principalmente com a didática pertinente – mas, não raro, também com uma dose de paciência e determinação.
Ao professor cabe ainda vislumbrar, nos alunos, potenciais que podem – e devem – ser lapidados, como fez a professora Oliviero com Lenu, em “A Amiga Genial”, da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. E o que dizer da abnegada professora Lúcia, vivida por Débora Bloch na série do Globoplay “Segunda Chamada”, que chega a ir à casa dos alunos ausentes da escola para convencê-los a retornar, mesmo que o motivo de afastamento de um deles seja, por exemplo, se deva ao fato de, agora, ter que usar cadeira de rodas, sendo que a instituição não tem acessibilidade? O que dizer dos testes a que o professor François Marin (François Bégaudeau) é incessantemente submetido em “Entre os Muros da Escola”?
Listar todos os filmes dedicados a esse ofício certamente seria uma missão quase impossível, mas a abundância comprova a importância desse profissional que, no Brasil, é homenageado na próxima sexta (15), no Dia do Professor, data que, segundo as enciclopédias virtuais, teria sido informalmente pensada por quatro professores de Piracicaba (SP), e, depois, ratificada pela jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros. Em sua segunda passagem pelo parlamento, Antonieta elaborou, em 1948, a Lei nº 145, que instituiu, em âmbito estadual (no caso, em Santa Catarina), o dia do professor e o feriado escolar de 15 de outubro. O que a inspirou, no caso, foi a simbologia da data de criação do primeiro decreto educacional: em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, baixou o decreto criando o Ensino Elementar no Brasil. A data se torna nacional pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Uma justa e singela homenagem do Portal Rio Pardo a todos professores! Parabéns!!!
Fonte: O Tempo