domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioREGIÃOPirassununga registra 1º caso de variante delta do coronavírus em morador

Pirassununga registra 1º caso de variante delta do coronavírus em morador

Pirassununga (SP) registrou, nesta sexta-feira (30), o primeiro caso de paciente com a variante delta do novo coronavírus, causador da Covid-19, segundo análise da força-tarefa Covid-19 da Universidade de São Paulo (USP) de Pirassununga, integrante da Rede de Alerta de Variantes do estado de São Paulo, liderada pelo Instituto Butantan.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para obter informações do paciente, como ele contraiu a doença e medidas a partir de agora e aguarda posicionamento.

A variante delta do coronavírus (B.1.617), identificada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado, vem preocupando especialistas, países e entidades internacionais, além de brasileiras.

O governo de São Paulo confirmou no dia 7 de julho que a variante delta já circula no estado entre pessoas que não tiveram histórico de viagens para o exterior.

Análise de amostras

Segundo a universidade, foram sequenciadas 94 amostras entre 12 a 18 de julho. Na região da DRS de Piracicaba, foram 35 amostradas, sendo que 1 foi identificada como a variante Delta e outras 34 foram da variante Gama e suas subvariantes P1.2 e P1.7.

De Pirassununga foram sequenciadas 6 amostras, onde foi constatada um caso da variante delta e 5 da gama. Ainda não há informações se o paciente com a variante delta contraiu a doença na cidade ou se viajou para outro local.

Ainda de acordo com a universidade, a Vigilância Epidemiológica da cidade já foi notificada para o devido rastreamento e medidas sanitárias e a Secretaria de Saúde do estado será notificada pelo Instituto Butantan.

Sintomas da variante delta

Acredita-se que assim como houve mutações do coronavírus, dando surgimento a variantes como a delta, também houve uma evolução nos sintomas da Covid provocadas por essas novas cepas.

O professor Tim Spector, que dirige o estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, diz que o sintoma mais comum da Covid por variante delta são as dores de cabeça. Em seguida, os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre.

Alguns sintomas que eram muito pronunciados na versão original do coronavírus são menos comuns na variante delta. Com a delta, não há tantas ocorrências de tosse ou de perda de paladar e olfato.

Uma das preocupações das autoridades de saúde é que os novos sintomas da variante delta são muito semelhantes ao de um resfriado comum. Por conta disso, muitas pessoas sequer percebem que estão com Covid da variante delta, e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras.

Fonte: G1 São Carlos

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
error: Content is protected !!