O “Dia da Imprensa” no Brasil é comemorado em 1º de junho, data que iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense, fundado por Hipólito José da Costa. No entanto, até 1999, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois em 1808 neste mesmo dia, ocorreu a primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro.
A imprensa é fundamental na sociedade, sendo por meio dela transmitida as principais informações e notícias do mundo todo. Os meios de comunicação como internet, televisão, rádio, jornais e revistas são exemplos de representação da imprensa. Esses meios devem ser pautados pela ética, verdade, imparcialidade e fatos bem fundamentados.
A liberdade de imprensa deve existir em todas as nações democráticas. Ela tem um papel muito importante, e muitas vezes, acaba não apenas informando, mas também, denunciando, transformando e revolucionando. Alguns exemplos de denúncias ocorridas nos últimos anos, podemos citar casos de corrupção, estelionato, peculato, associação criminosa, tráfico de influência, entre outros.
A imprensa possui extrema influência sobre o público, por isso, também é conhecida como o “quarto poder”, que faz uma referência aos três poderes formais: executivo, legislativo e judiciário.
Para o equilíbrio das forças é necessário a democratização dos meios de comunicação e fortalecimento dos meios alternativos e da comunicação comunitária. No Brasil, infelizmente, a maioria dos veículos de comunicação está sob controle de algumas famílias, privilegiadas, as mesmas que concentram o poder econômico e político. As narrativas refletem apenas alguns aspectos das notícias, em detrimento da diversidade e pluralidade de fontes e interesses.
O advento da internet trouxe a esperança de novo panorama, em que a produção e veiculação de notícias passariam do domínio de poucos para as mãos de toda a população. Por um lado, o cidadão passou a ter uma ferramenta de extrema importância e intervenção no discurso. Os usos dessa tecnologia, entretanto, tem demonstrado outras facetas, principalmente como disseminadora de informações não confirmadas. Sob o argumento de liberdade de expressão, muitos grupos têm disseminado ódio, intolerância de todo tipo e Faek News.
Na época da Ditadura Militar por exemplo, sofria constante censura, ainda assim, podemos ver casos atuais da própria democracia o reflexo da autocensura. Neste caso de autocensura, podemos citar jornais impressos que não publicam determinadas notícias para não prejudicar grupo econômico ou político que se voltaria contra o periódico.
No dia 3 de maio é celebrado o “Dia Internacional da Liberdade de Imprensa”. A data foi oficializada em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da criação é ressaltar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa no mundo todo, além de prestigiar jornalistas que perderam a vida exercendo a profissão.
Infelizmente muitos ainda países violam este direito. Publicações e empresas são censuradas, multadas, suspensas e fechadas. Profissionais (jornalistas, editores, redatores, etc.) são perseguidos, atacados, detidos e até assassinados.
Fonte: infoescola.com