O nadador mocoquense Pedro Spajari, de 23 anos, se classificou para as Olimpíadas de Tóquio 2022 na noite de quinta-feira (22) para competir nos 100m livre.
Pedro nasceu em Amparo (SP), mas foi em Mococa, mais precisamente na Associação Esportiva Mocoquense (AEM) onde Spajari começou a praticar a natação.
Com o tempo de 48s31, sendo o 2° melhor tempo, o atleta do Clube Pinheiros garantiu vaga ao lado do André Calvelo (Unisanta), do Breno Correia (Pinheiros) e do Marcelo Chierighini (Pinheiros).
Pelos critérios da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), se o quinto colocado nadasse abaixo do índice A da Federação Internacional, este também seria convocado para ser reserva na Olimpíada.
Mas só os dois primeiros (CALVELO e SPAJARI) alcançaram esse índice, que é 48s57, então o Felipe Souza (Unisanta) não será convocado.
Bruno Fratus deve completar o time em Tóquio, já que ele mora nos Estados Unidos e foi liberado de vir ao Brasil para nadar a seletiva, em meio à pandemia, e fez uma tomada de tempo em uma competição na Califórnia, alcançando o índice lá.
Agora ele aguarda a prova dos 50m livre no Rio de Janeiro para saber se terá uma vaga em Tóquio — a tendência é que tenha. Uma vez no time olímpico, ele poderá ser escalado para o revezamento. Essa decisão será dos técnicos, já no Japão.
Fonte: Jornal do Meio Dia